terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Entrevista ao blog Jornalismo na Alma

Entrevista concedida ao blog Jornalismo na Alma, da jornalista Paloma Viricio do qual sou autor parceiro. O blog é muito interessante, muito bem escrito e elaborado, trata de livros e afins.


Olá Amados leitores! Estou trazendo para vocês entrevista com o escritor Edson Simon, parceiro do Jornalismo na Alma. Ele atualmente tem três obras publicadas.Inicialmente, gostaria que conhecessem o romance Reaprendendo a sonhar-O Jardim Secreto.  Vamos conferir essa super entrevista?

Jornalismo na Alma-Como surgiu o desejo de lançar um livro?
 Edson Simon-Eu já havia publicado um livro de poemas e em seguida um romance que fiz em parceria com minha irmã, faltava então um romance totalmente desenvolvido por mim. Reaprendendo a Sonhar – O Jardim Secreto é materialização de um sonho, uma história fruto da minha imaginação e com uma maneira de narrá-la que está ainda em formação. Minha obra é incipiente, porém já tenho vários outros projetos onde pretendo aperfeiçoar continuamente essa narrativa.

Jornalismo na Alma-Como você configurou os personagens do livro Reaprendendo a sonhar-O Jardim secreto? 
Edson Simon-A vida imita a arte, ou vice-versa, o protagonista Douglas Eufrásio é um espécie de alter ego, ou seja um poeta tentando escrever seu primeiro romance, esse é o mote do livro, faltava ainda o mestre. O mestre não poderia ser simplesmente um professor em sala de aula, então o senhor Jorge se tornou o mestre por ironia do destino. Tive que pensar em algo original para que mestre e aluno se encontrassem, o acidente com a esposa do senhor Jorge seria o estopim para o desenrolar da história. Um professor ao ver seu grande amor morto e desfigurado, passou a vagar pelas ruas, vivendo como mendigo. Então não se trata apenas de como escrever, mas sim de aprender a viver de maneira simples, pois o protagonista teve de viver a história para depois contá-la, mas principalmente teve uma aventura pelo auto-conhecimento.

Jornalismo na Alma-Quanto tempo levou para escrever o livro?
Edson Simon-livro foi concebido há uns cinco anos atrás. Não trabalhei integralmente nele, escrevia meus poemas e eventualmente o resgatava o para dar mais fôlego para a história.

Jornalismo na Alma-Como surgiu a escolha do nome do livro?
Edson Simon-O jardim secreto é um refúgio do morador de rua e que acaba servindo de sala de aula para os ensinamentos da literatura e também lições de vida, seria o nome perfeito não fosse a existência de um livro homônimo. Na contracapa do livro tem essa glosa: “O que pode ser dramático pode ser também a redenção” , então temos o drama vivido pelo protagonista que sofre com culpa pelo acidente e que reaprende a sonhar pelas coisas simples da vida sob a ótica de um morador de rua.

Jornalismo na Alma-Sobre qual tema escreveria um outro livro?
Edson Simon-Estou escrevendo outro romance que surgiu na mesma época do anterior, trata-se do mesmo protagonista em outra aventura, ou seja um poeta envolvido com uma pequena cidade com um serial killer e uma família enfrentando seus fantasmas. Na verdade Douglas busca refúgio num ambiente bucólico numa cidade vizinha fictícia, Valverde, para escrever seu próximo romance inspirado pelos ipês amarelos visto num artigo de uma revista. Mas são as rosas vermelhas encontradas sob os copos encontrados enforcadas naquela cidade até então tranqüila que darão o clima de suspense da história.

Jornalismo na Alma-Qual a maior dificuldade que enfrentou para publicar seus livros? Como  superou essa situação?
Edson Simon-Como meu romance anterior foi auto-publicado, busquei uma maneira acessível para novos autores na qual esses participam parcialmente com os custo e tem a vantagem de ver sua obra distribuída. Foi um avanço em relação ao anterior. É claro que tenho o sonho de ter as próximas obras financiadas integralmente por uma editora com sua distribuição, mas isso é literalmente uma outra história.

Jornalismo na Alma-Com sente-se com a receptividade das pessoas que leram as obras?
Edson Simon-É bom demais ver amigos comentando a minha história com seus elogios e até mesmo com algumas dúvidas, porém na maioria dos casos ouvi que a história prendeu a atenção, que é o gol do autor. Foi curioso ouvir aleatoriamente de 3 leitores que minha narrativa assemelha-se a de Augusto Cury, não li as obras desse autor de grandes Best Sellers, mas de qualquer maneira fiquei lisonjeado e pretendo ler seus romances.

Jornalismo na Alma-Diga um autor preferido no Brasil? Por quê?
Edson Simon-É difícil falar especificamente de uma autor no qual lemos apenas uma obra e que esse poderia figurar como seu autor preferido, como é o caso de João Ubaldo Ribeiro e Clarice Lispector. Tem o José Castello que li seus artigos em revistas e oficina literária na internet e agora estou lendo seus romance Fantasma, poderia citá-lo como um escritor perfeito.

Jornalismo na Alma-Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Edson Simon-Já li diversos livros sobre a “arte de escrever” e todos corroboram com uma verdade que pude confirmar: é preciso ler, escrever diariamente e apenas publicar a obra quando ela estiver bem “madura”, ou seja revisada e compartilhada com pessoas que possam contribuir com seu aprimoramento.

Jornalismo na Alma-Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
 Edson Simon-
Uma pessoa: minha filha Livia, na qual dediquei meu livro: “Para minha filha Livia, que por meio da sua luz me ensinou a reafirmar o mais sincero sentido da palavra amor.”
Um desejo: Conseguir uma editora para publicar meu novo romance
Um livro: A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafon
Uma música: São tantas, sou louco por rock e todos as suas vertentes, uma música perfeita por sua letra, voz, melodia e instrumental é Don’t Stop Believin do Journey.
Uma comida: Feijoada
Uma bebida: vinho para todas as horas (com moderação)
Uma frase: Como não sei ao certo minha fração do universo, fiz um pacto com o vento para mandar meu pensamento para qualquer lugar, desde que me permita sonhar (minha)
Animal de estimação: hamster
Filhos: Livia de 6 anos
Dinheiro: necessário
Felicidade: obrigatória
Fama: consequência
Religião: atraso ou um caminho para o autoconhecimento.
Blogueiros: vários, principalmente os que tratam da literatura e do jornalismo a sério
Falsidade: deplorável


Abaixo link do blog:
http://palomaviricio.blogspot.com/2012/01/entrevista-com-o-escritor-edson-simon.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião ou deixe uma frase